terça-feira, fevereiro 07, 2006

28 Semanas

Descanse bastante nesta altura, faça até uma sesta, depois de almoço, se possível (hum...como eu gostaria de poder fazer uma sestinha...). Faltam apenas três meses para dar à luz. Sentir-se-á pesada e desajeitada (muito, muito desajeitada). O bebé acumula gorduras e se nascesse agora, certamente tinha hipóteses de sobreviver.
Procure manter-se sempre direita, para evitar a curvatura do dorso. A gordura distribui-se pelas nádegas, coxas e seios (de que maneira...). As veias dos seios ficarão bem mais salientes nesta altura, e o fundo do útero encontrar-se-á, mais ou menos, entre o úmbigo e o externo. Procure descansar bastante durante o dia e deite-se, sempre que possível, cedo (isso é só para quem não trabalha, lógico!).
Comece a ir ao médico com mais regularidade, de duas em duas semanas, até à 36ª semana. Até porque agora, já poderá ouvir o coração do bebé com um estetoscópio fetal.O bebé pesa entre 900 g e um kilo, medindo cerca de 37 cm. A sua pele está avermelhada e enrugada, mas a gordura acumula-se sobre a mesma. Nesta fase, o bebé sente a dor e reage a ela. A sua parte do cérebro ligada ao pensamento desenvolveu-se de uma forma extraordinária, e já é algo de complexo. Porém, os seus pulmões ainda não estão totalmente desenvolvidos, estando protegidos para evitar em colapso com a respiração. Qualquer pessoa, ao colocar a mão sobre a barriga da mãe poderá sentir o bebé, nomeadamente o seu pé, ou mesmo uma nádega, quando o mesmo dá pontapés ou dá a volta (outro dia dava para ver a minha barriga mexer!). Certamente, um momento comovente para o futuro pai...(fica sempre todo babado!).