sexta-feira, fevereiro 10, 2006

29 Semanas

Mamãe:
A respiração é mais difícil, devido ao aumento das dimensões uterinas. Aumenta a freqüência das micções devido ao peso do útero. Os tornozelos começam a inchar devido à pressão do útero sobre os vasos sangüíneos, podendo aparecer hemorróidas e varizes (tirando as hemorróidas, todo o resto é verdade, confirmo).
Os seios começam a vazar colostro, que é o precursor do leite propriamente dito e é super importante para o bebê (isso ainda não me aconteceu).
A postura para sentar e deitar é cada vez mais importante, devendo ser adotada a posição lateral para descanso, de preferência do lado esquerdo do corpo (não consigo dormir do lado esquerdo...)
Para deitar-se e levantar-se é preciso ter cuidado adotando uma postura lateral e ajudando com a mão apoiada na cama ou sofá e ir fazendo este movimento de lado, vagarosamente (pois, tem que se fazer tudo nas calmas, tudo). Não há musculatura que possa sustentá-la para levantar. Os músculos das costas estão frouxos.
A alimentação deve ser caprichada pois seu bebê está precisando cada vez mais de vitaminas e sais minerais e por isso as vitaminas devem ser mantidas (isso não é problema para mim!).
Bebê:
Nesta fase da gestação o bebê está em sintonia com as glândulas maternas que vão produzir leite. De acordo com estímulo placentário a prolactina aumenta e produz leite, que nesta fase ainda é o colostro. O colostro é muito importante para o recém-nascido, pois é rico em nutrientes fatores de imunidade materna que o bebê tanto precisa, pois não tem defesas quando nasce.
Através do abdome pode visualizar silhuetas do mundo aqui fora, e isso é possível constatar através de videoscopia intra-útero.
É ativo, brincando, mexendo, reconhecendo o mundo que o cerca, que por enquanto é pequeno (o Filipe é bastante activo, sinto-o mexer várias vezes ao dia, ainda bem!)
O comprimento é de 38,4 cm e seu peso de 1250g.

4 Comments:

At 12:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Gosto de tudo o que se relacione com gravidez e bebés, por isso gosteimuito do teu blog. Como já fui mãe há quase 21 meses, tenho um pouquinho de experiência. Não te esqueças de pôr muito creme ou óleo de amêndoas doces na barriguita, devido às estrias. Mais para o fim vais ver que sentes muita comichão principlamente ao fundo da barriga - é a pele super-esticada. Agora podes não ver nenhuma, mas depois de o Filipe sair cá para fora, garanto-te que elas aprecem logo :)
Felicidades!

 
At 2:13 PM, Blogger Walkiria said...

Olá Carla Sofia, obrigada pela dica. Estou a passar óleo de amêndoas todos os dias depois do banho, mas mesmo assim já começo a sentir comichão na barriga...também as vezes parece que vai explodir, que está na capacidade máxima (e olha que ainda faltam dois meses).
Mas me fala sobre o teu bebé: é menino ou menina? Como você está a se sair como mãe? Com a proximidade do nascimento, a insegurança aumenta e fico a pensar se darei conta do recado...

 
At 11:50 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá! Essa insegurança é perfeitamente normal e garanto-te que quando tiveres o bebé nos braços vais sentir um misto de felicidade e de medo, mas depois pensas que aquele ser depende de ti, que tu és o alimento, o conforto e o mundo dele, e aí vences todos os medos. Eles vão estar sempre presentes, principalmente quando ele ficar doente, quando chorar e não souberes porquê, mas também vais buscar ao bebé toda a força e paciência necessárias para ultrapassares tudo! Olha, eu tenho um menino - Bruno Filipe - que nasceu a 26 de Maio de 2004 e é a luz da minha vida. Penso que me tenho saído bem no papel de mãe, mas como já disse, o medo de não dar conta do recado está sempre presente. Tento sempre fazer o melhor por ele, condiciono toda a minha vida em função dele, mas acho que vale a pena! Acima de tudo, descansa ao máximo e mantém-se optimista e aproveita estes 2 últimos meses que vais ver que passam a voar. Se estiveres bem e calma, ele depois também vai ser um bebé calmo, vais ver! Bem, avho que me entusiasmei e já falei de mais. Se quiseres, vai colocando as tuas dúvidas, os problemas com que te deparares que na medida do que eu souber vou tentando dar-te alguns conselhos. Beijinhos.

 
At 2:47 PM, Blogger Walkiria said...

Olá Carla! Pelos visto este medo e insegurança são constantes...acho que sempre vamos estar a nos interrogar se estamos sendo boas mães, não é? A medida que o tempo passa, e que o sonho se torna cada vez mais real, a nossa sensibilidade aumenta e o receio da responsabilidade cresce. Agora que já estou mais na fase final, só fico a pensar como será tê-lo nos braços, cuidar dele, amamentá-lo, fazê-lo sentir-se muito amado e seguro. Tudo o que mais quero é que o João Filipe seja uma criança extremamente saudável e feliz e que eu e o Tó tenhamos muita saúde e amor para podermos dar à ele as bases necessárias para ele se tornar um ser humano equilibrado, honesto e digno. É o que eu desejo também para o Bruno Filipe. Um grande beijo!

 

Postar um comentário

<< Home