terça-feira, março 21, 2006

A Aula (13/03)

Hoje a aula foi sobre os sinais de trabalho de parto. Falamos sobre as hormonas do parto: as prostaglandinas (responsáveis pela dilatação do colo do útero) e as ocitocinas (que potencializam as contrações uterinas tornando-as fortes e coordenadas). Falamos sobre o rolhão mucoso, que pode ser expelido semanas antes do nascimento e que se caracteriza por uma "ranhoca" com sangue (que pode ser vermelho ou castanho) e sobre as contrações, que podem durar vários dias.
Segundo a enfermeira, só devemos ir para o hospital quando as contrações estiverem com uma frequência de 05 em 05 minutos, isso se forem apenas contrações. Se estas forem acompanhadas do rompimento da bolsa, então temos cerca de 30 minutos para chegar ao hospital, independente da frequência das contrações, uma vez que o rompimento das águas acelera o trabalho de parto. Se, entretanto, tivermos apenas o rompimento da bolsa, sem termos contrações, podemos tomar um banho tranquilo e ir para o hospital sem pressa (neste caso, provavelmente, o parto será induzido). Para aliviar as contrações, ela recomendou uma boa massagem do marido, respiração e banhos de imersão.
No hospital, depois de alcançarmos 04 cm de dilatação, e se tudo correr bem, poderemos optar pela anestesia epidural para aliviar as dores. A enfermeira falou sobre as vantagens e desvantagens da anestesia (penso que as vantagens são maiores!).
Contou-nos que imediatamente após o parto (ainda com o cordão umbilical) o bebé é colocado sobre nós para podermos ter um primeiro contacto e que o cordão poderá ser cortado pelo papá ou pela mamã (acho melhor ser o Tó a fazer isso...). Depois irão limpá-lo, tratá-lo e aquecê-lo enquanto outra equipa cuida de mim (expulsão da placenta, sutura, etc). Ainda durante a primeira hora de nascimento, o bebé é colocado no colo da mãe para amamentação (ainda no bloco de partos). Devem ser momentos fantásticos! Não páro de imaginar como será ver a carinha dele pela primeira vez...poder tocá-lo, tê-lo nos braços, amamentá-lo...só peço a Deus para que tudo corra bem durante o parto e que o João Filipe nasça extremamente saudável e perfeitinho...