sexta-feira, março 03, 2006

32 Semanas

O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm e seu peso é de 1800g. O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada. Movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas você sente os movimentos bem fortes.
O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo. As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas. Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso fetal estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.
Eu, da minha parte, me sinto cada vez mais ansiosa, pesada, cansada e sonolenta. Fico a pensar no grande dia, a torcer para que tudo corra bem, para que eu e o Filipe façamos o nosso melhor, para que ele nasça perfeitinho e cheio de saúde, para que eu tenha leite e consiga amamentá-lo...
Fico a pensar como será a rotina lá de casa, como será cuidar dele, se eu serei uma boa mãe, se eu conseguirei manter a calma nos momentos difíceis, etc, etc, etc...
Ontem tive uma boa notícia que me deixou, inclusive, mais calma. Fui chamada para o curso de preparação para o parto. Vou começar na 2ª feira (não vejo a hora!). Acho que vou me sentir muito mais segura e preparada.
Ontem comecei a lavar as roupinhas do Filipe. Iniciei com as roupinhas interiores, depois vou lavar os babygrows e as roupas de cama e banho.
Na semana que vem vou tratar de comprar as coisas que faltam para mim e assim começar a colocar tudo na mala, afinal faltam, no máximo, 07 semanas!