A Grávida
segunda-feira, fevereiro 27, 2006
quarta-feira, fevereiro 22, 2006
A Quarta Ecografia (21/02)
Ufa! Finalmente chegou o dia da ecografia; desde o dia 02 de Dezembro que eu não vejo o meu filhote...Eu e o Tó estávamos súper ansiosos. Ele se encontrou comigo na hora do almoço, comemos e lá fomos para o Labmed. Até nem atrasaram muito, ficamos apenas meia horita a espera. Desta vez foi uma médica quem fez a eco (súper simpática). Perguntou se eu já sabia o sexo; eu disse que sim e ela brincou: "pois é, é um pilinhas". Depois disse: "então falta pouco não é mesmo, estás com 37 semanas, não é isso?". A minha sorte foi estar deitada, se não caía para trás naquela hora. Não conseguia responder, deu-se aquele minuto de silêncio e eu só pensava: "a maioria dos bebés nascem com 38 semanas, isso significa que pode faltar apenas uma semana para o Filipe nascer. Eu ainda não tenho a mala pronta, não tenho as roupinhas dele lavadas, falta-me comprar ainda algumas coisas essenciais..." bem, fiz o maior filme. Depois consegui respirar e respondi: "Não, que eu saiba não. Estou com 31 semanas". Ela disse que era o que estava na minha ficha devido a data da minha última menstruação. Ufa, que alívio...comentei que ainda tínhamos usado métodos contraceptivos por um tempo. Depois de algumas medidas ela confirmou o período de gestação: 31 semanas. Falou que o Filipe já está na posição do parto e que está tudo bem em termos de desenvolvimento. Ela tentou tirar-lhe uma fotografia, mas já é a segunda vez que tentam e não conseguem. Ele sempre se esconde; não parece gostar nada que invadam a sua privacidade. Graças à Deus, parece estar tudo bem!sexta-feira, fevereiro 17, 2006
30 Semanas
O líquido amniótico que protege o bebê está em quantidade suficiente para proteção contra choques e para que não se sinta apertado e incomodado pelas contrações (já tive algumas - a barriga fica mesmo imensamente dura), que já começam a trabalhar o útero para o parto normal.O bebê se mexe bastante, às vezes até levando ao aparecimento de dores no abdome materno (é verdade).
Dorme e acorda, períodos de sono e de vigília, que preferencialmente são, dormir de dia e acordar a noite (isso não sei, pois a noite nunca cheguei acordar com os movimentos do Filipe).
Pesa 1400g e mede 40cm!
quinta-feira, fevereiro 16, 2006
O Quarto do Filipe
Bem, na verdade não foi só o quarto do Filipe que ficou pronto. Na realidade estivemos a fazer algumas obras lá em casa (tudo começou por causa de um vazamento entre o banheiro e o nosso quarto).Depois de uma longa espera, até que o pessoal da construtora fosse lá em casa resolver o problema do tal vazamento, aproveitei e pedi para que arrumassem algumas pequenas rachaduras que apareceram (inclusive no quarto do Filipe).
Depois disso se seguiu a pintura (apenas a sala ficou de fora - não tinha nenhuma rachadurazinha...que pena).
Aproveitamos o embalo e pintamos duas paredes do quarto do Filipe de amarelinho claro, para combinar com os têxteis que escolhemos (edredom, porta-fraldas, etc).
Já que estávamos a mexer resolvemos também pintar as portas, uma vez que o Tobias (o nosso adorado gato) deu cabo de praticamente todas elas (estavam imensamente arranhadas). Não ficaram perfeitas, mas deu uma disfarçada.
No dia 11, sábado, vieram entregar a mobília do quartinho do Filipe. Ficou tão lindo! Quando eu vi entrar o bercinho os meus olhos se encheram d´água, fiquei toda emocionada...é muito maravilhoso vivenciar cada um destes pequenos momentos!
Quando o Tó chegou em casa ficou todo maravilhado com o quartinho do filhote! Estava encantado, todo babado.
Agora só faltam as cortinas, que serão colocadas no dia 04 de Março. Assim a nossa casinha já vai ficar mais bem composta para receber o nosso principezinho!
sexta-feira, fevereiro 10, 2006
29 Semanas
Mamãe:A respiração é mais difícil, devido ao aumento das dimensões uterinas. Aumenta a freqüência das micções devido ao peso do útero. Os tornozelos começam a inchar devido à pressão do útero sobre os vasos sangüíneos, podendo aparecer hemorróidas e varizes (tirando as hemorróidas, todo o resto é verdade, confirmo).
Os seios começam a vazar colostro, que é o precursor do leite propriamente dito e é super importante para o bebê (isso ainda não me aconteceu).
A postura para sentar e deitar é cada vez mais importante, devendo ser adotada a posição lateral para descanso, de preferência do lado esquerdo do corpo (não consigo dormir do lado esquerdo...)
Para deitar-se e levantar-se é preciso ter cuidado adotando uma postura lateral e ajudando com a mão apoiada na cama ou sofá e ir fazendo este movimento de lado, vagarosamente (pois, tem que se fazer tudo nas calmas, tudo). Não há musculatura que possa sustentá-la para levantar. Os músculos das costas estão frouxos.
A alimentação deve ser caprichada pois seu bebê está precisando cada vez mais de vitaminas e sais minerais e por isso as vitaminas devem ser mantidas (isso não é problema para mim!).
Bebê:
Nesta fase da gestação o bebê está em sintonia com as glândulas maternas que vão produzir leite. De acordo com estímulo placentário a prolactina aumenta e produz leite, que nesta fase ainda é o colostro. O colostro é muito importante para o recém-nascido, pois é rico em nutrientes fatores de imunidade materna que o bebê tanto precisa, pois não tem defesas quando nasce.
Através do abdome pode visualizar silhuetas do mundo aqui fora, e isso é possível constatar através de videoscopia intra-útero.
É ativo, brincando, mexendo, reconhecendo o mundo que o cerca, que por enquanto é pequeno (o Filipe é bastante activo, sinto-o mexer várias vezes ao dia, ainda bem!)
O comprimento é de 38,4 cm e seu peso de 1250g.
quinta-feira, fevereiro 09, 2006
O Carro do Filipe
Hum...ontem acordei com o Tó a fazer massagem na minha barriga. Que maneira maravilhosa de começar o dia!A única coisa que me deixou irritada hoje foi terem ligado da Zeza das Cortinas a dizer que tinha uma diferença no orçamento (para mais, lógico). Fiquei irada, já queria passar por lá para levantar o sinal. Foi a maior confusão...essa história das cortinas está mesmo de rosca...
Bem, na hora do almoço estive a ler um artigo sobre partos...confesso que não fiquei lá muito entusiasmada, mas serviu para esclarecer algumas dúvidas. Agora já ando a pensar muito neste grande dia (apesar de ainda não ter as malas prontas).
A noite fomos, eu e o Tó, no NorteShopping para comprar o caarinho do Filipe! Estava apaixonada por um trio da Chicco com três rodas (quase um BMW), porém depois de ver a demonstração do carrinho, acabamos por desistir do modelo. Não era nada prático para abrir e fechar e o pior: fechado era um monstrengo! Enorme. Não cabia na mala do carro. Acabamos por optar por um modelo de quatro rodas (Trio CT01 Auto-Fix Fusion). Mais uma etapa ultrapassada! Ufa.
terça-feira, fevereiro 07, 2006
28 Semanas
Descanse bastante nesta altura, faça até uma sesta, depois de almoço, se possível (hum...como eu gostaria de poder fazer uma sestinha...). Faltam apenas três meses para dar à luz. Sentir-se-á pesada e desajeitada (muito, muito desajeitada). O bebé acumula gorduras e se nascesse agora, certamente tinha hipóteses de sobreviver.Procure manter-se sempre direita, para evitar a curvatura do dorso. A gordura distribui-se pelas nádegas, coxas e seios (de que maneira...). As veias dos seios ficarão bem mais salientes nesta altura, e o fundo do útero encontrar-se-á, mais ou menos, entre o úmbigo e o externo. Procure descansar bastante durante o dia e deite-se, sempre que possível, cedo (isso é só para quem não trabalha, lógico!).
Comece a ir ao médico com mais regularidade, de duas em duas semanas, até à 36ª semana. Até porque agora, já poderá ouvir o coração do bebé com um estetoscópio fetal.O bebé pesa entre 900 g e um kilo, medindo cerca de 37 cm. A sua pele está avermelhada e enrugada, mas a gordura acumula-se sobre a mesma. Nesta fase, o bebé sente a dor e reage a ela. A sua parte do cérebro ligada ao pensamento desenvolveu-se de uma forma extraordinária, e já é algo de complexo. Porém, os seus pulmões ainda não estão totalmente desenvolvidos, estando protegidos para evitar em colapso com a respiração. Qualquer pessoa, ao colocar a mão sobre a barriga da mãe poderá sentir o bebé, nomeadamente o seu pé, ou mesmo uma nádega, quando o mesmo dá pontapés ou dá a volta (outro dia dava para ver a minha barriga mexer!). Certamente, um momento comovente para o futuro pai...(fica sempre todo babado!).